"Uma Academia é sempre amável. Bem poderão confirmá-lo os não raros, no Brasil ou não, que um dia a maldisseram ou desdenharam e  uma... "
Ver mais>>

Marcos Almir Madeira

Ano IX, nº 31, jan./jun. 2021
Só os nomes dos acadêmicos são grafados em negrito.

PRESTES A COMPLETAR OITENTA ANOS, A.B.A RECEBE O PRÊMIO SÃO SEBASTIÃO DA CULTURA

Fotografias: Divulgação.Fotografias: Divulgação.Prestes a completar oitenta anos, em junho do próximo ano, e com as atividades suspensas em razão da pandemia, a Academia Brasileira de Arte recebeu, em 19 de janeiro do corrente ano, o Prêmio São Sebastião de Cultura, da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, criado em 1993, na categoria Ação Cultural.

A solenidade foi realizada, no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, seguindo os protocolos básicos de segurança, na véspera do dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e contou com a presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Fotografias: Divulgação.Fotografias: Divulgação.As premiações foram anunciadas pelo presidente da instituição, Carlos Alberto Serpa de Oliveira e distinguiu também as categorias de Promoção Social, Artes Plásticas, Divulgação da Fé, Guilherme Arinos, Artes Cênicas, Música, Comunicação (Pessoas Física e Jurídica), Audiovisual e Esporte. Foram também conferidos três prêmios in memoriam e um especial, que contemplou a cientista Margareth Dalcomo, por seu trabalho de esclarecimento e conscientização na presente crise sanitária. Dentre os contemplados, a atriz Fernanda Montenegro, a esportista Maya Gabeira, a falecida atriz Nicette Bruno e o também falecido cardeal Dom Eusébio Scheid. Após as premiações foi exibido um video do Auto de São Sebastião.

A A.B.A foi representada por seu secretário geral, Victorino Chermont de Miranda. O ato contou com a presença de expressivo público, destacando-se o acadêmico Candido Mendes de Almeida, da ABL, e nosso confrade Sergio da Costa e Silva e foi seguido de coquetel.

O prêmio visto na foto é uma escultura em metal projetada pelo confrade Ziraldo Alves Pinto.

Fotografias: Divulgação.

ACADÊMICOS EM FOCO

Alexei Bueno teve sua biografia atualizada na Enciclopédia Itaú Cultural (Dia 14 jan).

Anna Bella Geiger foi capa da revista Ela, de O Globo, por suas exposições no Japão e na Bélgica (Dia 31 jan.) e estrela da abertura da série “Tela sobre tinta”, dirigida por Malu de Martino, na UTV, nocanal 11 da Net. Dia 18 fev.

Reprodução: Revista Ela – O Globo.

Conceição Evaristo teve sua biografia atualizada no portal literafro (Dia 23 abr.)

Dora Alcântara recebeu, em Lisboa, o prêmio SOS Azulejo 2018, na categoria “Personalidade”. Dia 22 jun.

Evandro Carneiro inaugurou, em sua galeria na Gávea, as exposições “A opulência da arte popular brasileira” (dia 29 mar.) e “A arte entre o sagrado e o profano” (dia 24 jul.).

Imagem: Divulgação

Hildegard Angel registrou, em seu blog, o transcurso do centenário de nascimento de sua mãe, a estilista Zuzu Angel (Dia 5 jun.)

João Candido Portinari realizou, através do Projeto Portinari, intenso trabalho de divulgação da obra, vida e época de Candido Portinari, seu pai, ao longo desse semestre de isolamento social, do qual destacamos a live “Portinari e a Mulher”, com bate-papo com Chris Herrmann (Alemanha) e número musical com Hupomone Vilanova, tocando “Carinhoso”. Dia 31 maio.

Imagem: Divulgação

José Joffily assina, com Pedro Rossi, o documentário “Soldado estrangeiro”, exibido no YouTube. Dia 13 de abr.

Lauro Cavalcanti foi entrevistado no canal YouTube, “1 curadorx, 1 hora” sobre sua vida e obra. Dia 10 mar.

Luiz Aquila, Oswaldo Teixeira (†), Sergio Telles, Sergio Rodrigues (†) e Anna Bella Geiger tiveram obras suas no leilão de junho de Escritório de Arte Soraia Cals.

Marcos Azambuja comentou, em artigo publicado, em O Globo, a crise existente nas relações Brasil-França e proclamou a necessidade de uma aproximação entre Rio e Paris, apoiada na cultura e na história. Dia 18 fev.

Maria Helena de Andrade apresentou-se na série “Os imortais da música brasileira e os gênios internacionais”, do Projeto Música no Museu, interpretando Beethoven. Dia 25 fev.

Imagem: Divulgação

Natalia Timberg foi entrevistada pela revista Veja acerca da interrupção da turnê de sua peça em razão da pandemia, mas informou que, tão logo cesse o impedimento, voltará ao palco. Dia 17 fev.

Nélida Piñon foi agraciada com o Grande Prêmio Literário do Pen Clube do Brasil por seu romance “Um dia chegarei a Sagres”. Dia 1 mar.

Reprodução: O Globo.

Ricardo Cravo Albin publicou, em seu site, artigo intitulado “Pontos de referência: Preservar Sempre”, em defesa do patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Dia 9 jun.

Ricardo Tacuchian e Victorino Chermont de Miranda participaram de mesa redonda virtual, na Academia Brasileira de Música, sobre o centenário de Vasco Mariz. Dia 20 abr.

Sergio Fonta foi o entrevistado pelo Instituto Cultural No Palco da Vidano, no programa intitulado “Papo de Mestre”, sobre sua trajetória de escritor, diretor, dramaturgo e ator. Dia 25 mar.

 N.E. - Solicita-se aos Acadêmicos, que o desejem, o envio de notícias de suas atividades e premiações, no campo das artes, para a redação deste informativo.


 

MEMORABILIA XXXI

Imagem: Acervo A.B.A

O registro deste número é o da posse do romancista Geraldo França de Lima na cadeira 30, patronímica de Gonçalves Dias, em sucessão ao desembargador Alfredo Cumplido de Santana, em 27 de agosto de 1991.

A solenidade teve lugar no Salão Nobre do IHGB, sob a presidência do acadêmico Agenor Rodrigues Vale, tendo o empossando sido saudado pelo acadêmico Marcos Almir Madeira, presentes os acadêmicos Antônio Carlos Villaça, Antônio Fantinato, Durval Coutinho Lobo, monsenhor Guilherme Schubert, Henrique Paulo Bahiana e Maria da Conceição Beltrão e numerosos convidados, dentre os quais os escritores Alberto Venancio Filho e Ledo Ivo, da ABL, Helena Parente Cunha, Heloisa Maranhão e Olavo Dantas, do Pen Clube, o príncipe Dom Philippe Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança e sra. E o cônsul de Malta, Délio Mattos Santos e sra.


 

  LOGOP

Academia Brasileira de Arte

Heloisa Aleixo Lustosa
Presidente 

Dalal Achcar 
Vice-presidente

Victorino Chermont de Miranda
Secretário Geral

Mário Mendonça
1º Secretário

Paulo Barragat
Tesoureiro

Victorino Chermont de Miranda
Editor do informativo

 
Apoio Cultural
 
Apoio cultural

Academia Brasileira de Arte – Fundada em 12 de agosto de 1942

© Academia Brasileira de Arte – Todos os direitos reservados. Termos de uso